CUIDADOS

5 cuidados que o tutor deve ter com seu cão em dias quentes

Vivemos em um país tropical, e naturalmente as temperaturas na maior parte dos estados estão sempre elevadas, mas em épocas como primavera e verão é natural que as temperaturas se elevem ainda mais.

Apesar das brisas características da primavera, as temperaturas desta estação não podem passar despercebidas para os tutores de pets em modo geral, principalmente os cães. É preciso redobrar os cuidados com cães em dias de temperaturas mais elevadas, já que os nossos pequenos sofrem tanto quanto nós durante esses dias.

Provavelmente esses cuidados passaram despercebidos por você, mas saiba que cada um deles garantem o conforto e bem estar do seu cãozinho nos dias de calor. Confira agora os principais cuidados com cães durante os dias de intensa temperatura:

1) Cuide da hidratação do seu cão

Assim como nós os cães precisam se hidratar de forma adequada, ainda mais em épocas mais quentes em que a falta de hidratação pode ocasionar sérios problemas de saúde em seu cãozinho.

Cheque várias vezes durante o dia se o reservatório ou bebedouro de água do seu cão está cheio de água limpa e fresca, isso é de extrema importância!

Muitas vezes o cachorro pode acabar colocando a pata ou até levar sujeira para a água, principalmente se for um reservatório aberto, garanta que a água esteja sempre propícia para o consumo.

Se morar em um ambiente grande, vale a pena espalhar vários potinhos com água pela casa, e se o dia estiver muito quente vale colocar pedrinhas de gelo para refrescá-lo.

2) Atenção aos horários de passeio

Esse é um dos principais cuidados com cães que muitas vezes passa despercebido, provavelmente por que não percebemos o mal que estamos fazendo.

Pode ser que você escolha passear em um horário da tarde que parece não estar muito quente, mas lembre-se de avaliar se isso é valido para seu cão. Por usarmos sapatos, muitas vezes não percebemos a temperatura da superfície, mas seu cachorro vai sentir!

Observe a temperatura do local que pretende passear, ou brincar com seu cão, experimente colocar a mão no chão para avaliar a temperatura. Outra dica é escolher os períodos da manhã antes das 10h, e à tarde após as 16h.

3) Protetor solar

Pode até ser que isso seja uma novidade para você, mas já existem muitas marcas de protetor solar para cães no mercado. A pele do cão, assim como a nossa, precisa de cuidados e atenção redobrada durante as temperaturas elevadas.

Por isso, mesmo que opte por passear nos horários indicados, é imprescindível o uso do protetor solar, que é uma proteção extra para o seu melhor amigo.

4) Fique atento aos parasitas

Quando as temperaturas começam a se elevar, é chegada a época de diversão e alegria ao ar livre, com isso a temporada também é aberta para a proliferação de pulgas e carrapatos.

Sabemos bem que esse é um dos cuidados com cães que deve ser realizado durante todo o ano, mas durante os dias ensolarados em que o contato com areia e grama é ainda mais comum, é normal que aconteça uma elevação na proliferação.

Por isso esteja em dia quanto a proteção de pulgas e carrapatos nesses períodos, assim você evita que seu cachorro passe por esse desconforto que pode levar até mesmo a maiores complicações, como é o caso do carrapato.

5) Maior chance de alergia

Pode até ser que seu cachorro até então não tenha apresentado nenhum quadro alérgico, mas os períodos quentes e secos são os mais comuns em que as alergias se manifestam. Fique atento aos sinais que seu cão dá:

● Coceiras excessivas;
● Machucado ou feridas;
● Vermelhidão.

Podem ser sinais de quadros alérgicos e devem ser tratados imediatamente com a orientação do veterinário.

E você já sabia que deveria ficar atenta à esses cuidados com os cães durante os dias de sol intenso? Deixe aqui nos comentários, e fique ligado que logo voltamos com novidades, e lembre-se:

Os cuidados com cães nessa época nunca são demais, qualquer sinal de incômodo que seu pet manifeste durante esse período deve ser relatado ao veterinário!