NOTÍCIAS

Adote um gato

Os gatos estão entre os animais mais limpos e independentes do mundo. Por isso, adotar esse animal pode ser uma boa escolha. Confira as dicas do médico veterinário, sobre como cuidar desses bichinhos.

 

1 Dormem muito… “Não estranhe se seu gato dormir por longos períodos. Esse é um hábito normal para os felinos e, apesar de eles fazerem isso em qualquer lugar da casa, é melhor providenciar um cantinho próprio onde se sintam seguros para os momentos de sono”

 

2 Gostam de brincar… “Mesmo dormindo muito, os gatos também adoram passar o tempo e gastar energia brincando. Os brinquedos preferidos são aqueles que possuem penas, sininhos, cordas coloridas soltas’’

 

3 Não gostam de comer e beber água perto da caixa de areia… “Os felinos vão se sentir incomodados se tiverem que comer ou beber próximo à caixa de areia. Explico: logo que os gatos fazem suas necessidades na areia, eles as enterram, se protegendo ao evitar que um possível predador sinta o seu cheiro’’

 

4 Gostam de água fresca e em movimento… “Por isso, sempre troque a água das vasilhas de seu gato, se possível mais de uma vez ao dia. Fontes com água vertendo também são um sucesso. Procure colocar muitas vasilhas de água pela casa, uma vez que eles são preguiçosos para beber. E atenção: quanto mais amplas as vasilhas, melhor – eles não gostam de mergulhar os bigodes na água”

 

5 Não precisam de banhos regulares… “A menos que o médico veterinário prescreva banhos por algum fator específico, os gatos não necessitam deste tipo de limpeza com frequência. Pode ser um mero capricho do tutor. O que é importante fazer todos os dias, até nos animais de pelagem curta, é a escovação dos pelos, pois isso evita que pelos soltos sejam engolidos por eles quando se lambem”

 

6 Não podem comer certos alimentos humanos… “Evite dar ração de outros animais para o seu gato, bem como alimentos para humanos como, por exemplo, cebola, alho, uvas passas, cafeína, chocolate, ovos, leite e carnes cruas. O ideal é conversar com seu médico veterinário para conhecer mais sobre a alimentação dos gatinhos e conhecer a ração mais indicada para eles”

 

7 Vivem muito bem solitariamente… “Ao contrário do que se pensa, gatos costumam ser felizes vivendo sozinhos. Eles não têm a mesma necessidade dos cães, e, às vezes, a chegada de um companheiro pode ser um transtorno.”

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: https://www.opovo.com.br/jornal/colunas/eobicho/2017/10/adote-um-gato.html