CUIDADOS

Alergia em cães e gatos – Sintomas e tratamento

Coceira, feridas, irritação. Fique atento aos sinais que o seu cão ou gato apresentam e busque orientação profissional, pela saúde e qualidade de vida do seu animalzinho.

Cada vez mais comum, alergias em cães e gatos, são uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância externa que normalmente não causa problemas nos outros animais. Ou seja, mesmo que os animais convivam juntos, consumam o mesmo alimento e estejam expostos a rotinas iguais, isso não determina que ambos desenvolvam a mesma alergia.

Fique atento a alguns sintomas e sinais que podem ser indicadores de que seu bichinho desenvolveu alguma alergia. No caso dos cães, um alerta é quando eles se coçam intensamente usando as patas e a boca ao ponto de provocar lesões, sobretudo, na região das axilas, dos lábios e nariz, abdômen e entre os dedos.

As principais dermatopatias alérgicas, ou seja, doenças que afetam pele, unhas, glândulas sudoríparas e pelos, são:

  • Dermatite causada por picadas de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos;
    Alergia Alimentar, desenvolvida pelo consumo de algum alimento que contêm substâncias que afetam a saúde do animal.
    Atopia: alergia a substâncias ambientais como ácaro, fungos, poeiras domésticas, pólen e restos vegetais.

Acima de tudo é importante ressaltar que alguns alimentos não devem, em hipótese alguma, estar no cardápio dos pets, pois não são metabolizados por eles, podem causar infecção e ajudar a desenvolver problemas futuros. Entre esses alimentos, estão: alho, cebola, sal, chocolate, entre outros. Comida de gente não é comida para cão e gato. Porque não foi produzida para atender as demandas nutricionais deles.

Diagnóstico

Como os agentes que podem fazer com que uma alergia se desenvolva são diversos, é preciso um diagnóstico clínico para apontar o causador e, certamente,  no futuro, seu tratamento. Feito esses testes alérgicos, é indicado, no geral, um tratamento tendo como base a imunoterapia. o resultado é um tratamento que, basicamente, consiste em combater o problema utilizando o próprio sistema de defesa do corpo para atacar as células doentes.

Além disso, a imunoterapia, que hoje é, certamente, o melhor tratamento para alergia em cães e gatos, é um caminho para dar mais qualidade de vida para o seu animalzinho, consequentemente, deixando-o livre de medicação diária sem prejudicar a saúde deles.

 

Dra. Débora Almeida de Sousa Marinho
Dermatologista e Alergologista Veterinária
CRMV 19480 / SSP
Contato: 85 99713.6559