NOTÍCIAS

Alimentação natural ganha cada vez mais adeptos entre os pets

Se a vida saudável dos humanos se baseia em alimentação equilibrada e natural, por que ainda ofertamos para animais de estimação produtos industrializados? O questionamento motiva a alimentação natural de cães e gatos e ganha cada vez mais adeptos

 

Na busca por uma vida saudável, muitas pessoas têm eliminado do próprio cardápio alimentos industrializados. Baseada nesse movimento que busca, principalmente, qualidade de vida, a alimentação natural (AN) para cães e gatos ganha adeptos entre tutores. Nela se procura auxílio para tratamento de problemas de saúde e a ampliação da expectativa de vida do pet.

 

“É um processo lógico. As pessoas se preocupam com a alimentação delas e acabam parando pra pensar: ‘se eu estou excluindo da minha vida produtos industrializados, por que o meu cão e meu gato também não podem passar para esse ponto?”, cita a veterinária. A zootecnista especialista em nutrição animal lembra que a nutrição humana serve de espelho para busca de benefícios da alimentação animal.

 

Elas destacam que AN não é sinônimo de dar ao animal tudo aquilo que é comido por humanos e muito menos alimentá-los com as sobras.

 

Tendo como componentes carnes, vísceras, vegetais, cereais, óleos e até ossos, a AN se baseia em ofertar alimentos dos quais se conhece a origem. Mudando as proporções e o preparo, a técnica pode ser de três tipos: crua com ossos, crua sem ossos e cozida.

 

Procedência, frescor e diversidade são três das vantagens da AN em relação à alimentação com ração. Conforme a veterinária, mesmo em rações super premium — as mais recomendadas e, via de regra, as mais caras — são utilizados ingredientes que são subprodutos da alimentação humana. “Além de aditivos químicos que dão a elas os níveis necessários de proteína, gordura e conservação. Em rações básicas, há ainda vegetais, como soja e milho, usados como fontes de proteína, para animais que são, primordialmente, carnívoros”, cita.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: https://www20.opovo.com.br/app/opovo/cienciaesaude/2016/10/01/noticiasjornalcienciaesaude,3661702/alimentacao-natural-ganha-cada-vez-mais-adeptos-entre-os-pets.shtml