CUIDADOS

Bem-estar dos cães: descubra como deixar um cachorro feliz

Você ama cuidar e quer fazer de tudo para garantir que seu cão seja feliz! Também pensamos igual a você. Ainda mais porque, provavelmente, são poucas as pessoas no mundo que conseguem resistir àquele olhar que só eles sabem fazer.

Acontece que muitas vezes tentamos acertar e acabamos errando feio e, ao invés de deixá-los felizes, acabamos irritando ou até mesmo causando desconforto no dia a dia dos nossos companheiros.

Por isso, trouxemos algumas dicas que te ajudarão a entender como deixar um cachorro feliz. Confira!

1) Evite abraços
Os cães são um dos animais domésticos mais carinhosos do mundo, e eles amam receber e demonstrar carinho. Acontece que nem toda demonstração de carinho é bem recebida ou confortável para os “dogs”.

Eles não gostam de ser abraçados, mas amam receber carinho na cabeça e no peito. Mime-os bastante, e o mais importante, evite os abraços de urso.

2) Invista em brinquedinhos
Essa é a maneira mais fácil de como deixar um cachorro feliz! Eles amam ter suas próprias coisinhas, como caminhas, cobertores e brinquedos, que podem ser encontrados facilmente em lojas de petshop.

Imagem de cachorro

Muitos desses brinquedos não possuem apenas a missão de entreter, mas, além disso, estimular o raciocínio do cão com desafios. Além de deixar seu cachorro super feliz com o presente, você ainda o incentiva a entender que ele possui suas coisas e você as suas.

Isso significa que os brinquedos ajudam na adestração daqueles cães que adoram o seu sapato, por exemplo.

3) Analise a necessidade de roupinhas
Um cachorro de roupinha é a coisa mais linda que alguém pode ver, mas apesar de muita fofura aos nossos olhos é preciso observar se as roupas são realmente necessárias e confortáveis para o seu cão.

Normalmente devem ser utilizadas por cachorros de pelagem curta, ou que costumam sentir muito frio, chegando a tremer devido a temperaturas amenas.

Observe o comportamento do cão, além disso, caso se sinta incomodado você perceberá várias tentativas de morder e tirar a roupa, também, nesses casos, evite, seu cachorro não está feliz.

4) Reserve um local especialmente para o seu cachorro
Sabe a caminha que você comprou e seu cão ama? Então, primeiro de tudo experimente colocá-la em uma área calma, para que ele possa aproveitar um soninho sem perturbações.

Isso porque apesar de conseguirem dormir em locais barulhentos, assim como nós eles adoram tirar uma sonequinha sem barulho e com conforto, além disso, uma caminha com cobertor em uma área com pouco movimento é uma das melhores formas de como deixar um cachorro feliz.

5) Tenha uma rotina!
Cães amam rotina, e quando você cria uma rotina na vida do seu cão, como resultado, eles se sentem mais seguros e confiantes. Consequentemente, alterações ou inconstâncias nas atividades podem impactar imensamente no comportamento do seu animal.

Se seu cachorro costuma ter hábitos destrutivos, mordendo qualquer coisa que vê pela frente e muita agitação, pode ser que a falta de rotina seja a razão. Procure estabelecer horários certos para refeições e passeios, enquanto isso, siga-os diariamente.

6) Equilibre o volume de voz
Gritar definitivamente não é uma das formas de como deixar um cachorro feliz, muito pelo contrário, isso pode entristecê-lo e até mesmo confundi-lo. O tom e expressões que utiliza ao dar uma bronca, provavelmente, pode ajudar no entendimento de que aquilo de fato não pode ser repetido.

7) Olhar carinhoso!
Tem horas que a fofura extrapola e queremos ficar admirando essas coisinhas lindas, não é?! O problema é que os cães se sentem desconfortáveis com esse excesso de olhares, eles sentem uma espécie de pressão.

Por isso, admire, mas não tanto assim, viu?!

Você imaginava que, talvez, algumas dessas situações deixavam seu cão, talvez, de mal estar?

Parece que no final de tudo, até que todas essas dicas de como deixar um cachorro feliz não são nada difíceis. Cães amam simplicidade, e sabem bem demonstrar gratidão pelo seu afeto, carinho e atenção, por isso retribua.