CUIDADOS

Benefícios de uma boa ração para o seu cãozinho

Quando vamos comprar a ração para os nossos cãezinhos, nos deparamos com diversos tipos existentes no mercado, mas como saber qual é o melhor tipo para o seu pet? Ou ainda, será que há diferença de fato nesses tipos de rações ou é tudo uma questão de preço?

Ração não é tudo igual

Talvez esse seja o ponto de partida para qualquer discursão quando vamos falar de rações para animais: ração não é tudo igual. E essa diferenciação pode interferir no crescimento e desenvolvimento saudável do seu bichinho.

Dessa forma, atualmente, nos mercados, existem três tipos básicos de rações para cachorros: as Normais ou Standards, Premium e Super premium. Vamos entender um pouco sobre elas:

  • Normais ou Standards – A grande diferença de uma normal para uma Super premium é a qualidade de proteínas que elas possuem em sua composição. Em sua grande maioria elas são compostas de: farinha de carne, gordura animal, glúten de milho e outros produtos químicos especiais que dão o sabor para a ração. No entanto, não quer dizer que elas são maléficas para o seu bichinho, mas para saciá-lo deverá ser dada uma porção maior, o que pode atrapalhar a sua digestão.
  • Premium – Pode-se dizer que é um alimento de nível intermediário. Esse tipo de ração costuma mesclar a proteína animal – normalmente resíduos dos frigoríficos – com as proteínas vegetais. Também costumam ter, grande quantidade de conservantes, corantes e produtos para melhorar o sabor da ração. Mas, para o seu bichinho, essa ração já irá favorecer mais a digestão e absorção de nutrientes, muito superior à ração comum.
  • Super Premium – Como a qualidade de uma ração é medida pelas suas proteínas, o que torna uma ração Super premium é que ela é produzida totalmente a partir da proteína animal. Ela é balanceada corretamente e composta de forma ideal para os pets, usando apenas conservantes naturais em sua composição. Dessa forma, seu pet tem maior aproveitamento na digestão, já que sua alta concentração de nutrientes acaba causando a chamada “saciedade química”, ou seja, seu cão já se sente satisfeito mesmo com porções menores. Isso resulta até em fezes menos volumosas. As rações Super premium podem ser ainda, adquiridas de acordo o porte e a idade do pet, tendo um melhor aproveitamento nutricional. No entanto, o grande entrave em relação a essas rações é o preço. Elas costumam ser bem mais caras que as mencionadas acima, mas quando pensamos na saúde e bem-estar do seu animal, vale você pesar o custo-benefício da mesma.

Benefícios de uma boa ração para o seu pet

Quando falamos de um cãozinho, podemos dizer que 70% do seu bem estar refere-se a sua nutrição, por isso é fundamental a escolha de uma boa ração para o seu pet.  Além de toda questão de nutrientes e do aparelho digestivo – que já mencionamos antes – uma ração adequada promove um desenvolvimento saudável. Com ela os pelos ficam mais brilhantes, diminui o aparecimento de tártaro e ainda, aumenta a disposição e energia do seu bichinho.

Assim, caso tenha dúvidas qual ração é a melhor para o seu pet, não deixe de perguntar para o seu veterinário.