CUIDADOS

Benefícios no relacionamento entre crianças e cães

Cães são alegres, são até gentis, uma alegria que contagia. Quem nunca chegou em casa triste e seu companheiro de quatro patas, estava lá todo alegre e feliz para recebê-lo? Se todos nós tivéssemos a sabedoria e o discernimento de superar e até mesmo esquecer o que não nos traz benefícios, não é mesmo? Abaixo deixamos uma citação do livro Marley & Eu:

 

“Nossos animais de estimação têm vida tão curta e, ainda assim, passam a maior parte do tempo esperando que voltemos para casa todos os dias. É impressionante quanto amor e alegria eles trazem para nossas vidas, e quanto nos aproximamos uns dos outros por causa deles.” (John Grogan, Marley & Eu)

 

Cães auxiliam no desenvolvimento infantil

 

Os cachorros ajudam no desenvolvimento de crianças, ajudam muito na sociabilização, passeios em parques, viagens com toda a família, no bom comportamento da criança com a sociedade, além disso, distribuem amor, carinho e atenção. O que mais uma criança precisa não é mesmo?

 

Muitos casais relutam em adotar um cachorro, assim que nasce uma criança, porém estão enganados se acham que terão alguma dificuldade, pois terão um auxílio na educação, pois eles transbordam amor e cuidado, e as crianças sentem esse carinho a distância.

 

Já as crianças, um pouco maiores, ajudam os pais a cuidar da alimentação do cão, da higiene, levar ao pet shop, e constroem um amor recíproco. A criança já começa a entender que a vida não gira em torno dela, um depende do outro para que possam viver em harmonia, começam a criar um senso de responsabilidade sobre as coisas e pessoas do lar onde vivem.

 

Cães auxiliam crianças nos tratamentos de doenças

 

Existem diversas organizações que trabalham com cachorros, para auxiliar na recuperação de crianças e adolescentes em hospitais e casas de recuperação, não só com crianças, mas também em casas de repousos com idosos, por exemplo, crianças com alguma deficiência, ou tratamentos médicos como o câncer; crianças com autismo e até mesmo paralisia cerebral. Os cachorros trazem uma alegria imensa, auxiliando e causando bem estar e conforto.

 

Relacionamento de cães com recém-nascidos e gestantes

 

Está grávida? Ou tem alguém gestante em casa? Prepare o convívio. Preparar a casa para receber uma criança é necessário, seja a arrumação de um quarto, como planejar a chegada do bebê com quem já mora em casa, preparar a recepção junto de seu cãozinho é necessário.

 

Pode parecer besteira, mas quem estuda psicologia, ou quem já passou por essa fase, afirma que isso tem sim uma influência muito positiva, então vamos lá, explique para o seu cachorro que ele precisa amar e cuidar do neném que está na barriga da mamãe. Então, converse com o cachorro, e deixe-o sentir que ali dentro de você nasce uma nova vida.

 

Muito importante: não mude os hábitos do cachorro quando a criança nascer, se for necessário realizar mudanças de comportamento, mude antes que a criança chegue ao lar, portanto, não deixe que seu cãozinho se sinta ameaçado. Faça com que se amem e se respeitem.

 

Quando os casais se preocupam com esse fator, os cachorros tendem a ser grandes companheiros da criança, pense nisso.