CUIDADOS

Cachorro e criança combinam realmente?

Quantas vezes já ouvimos falar que o cão é o melhor amigo do homem, não é mesmo? E isso, é uma grande verdade, os cães são amorosos, companheiros e acima de tudo dóceis, certamente uma das melhores companhias para crianças.

Ter um cachorro crescendo junto com uma criança é extremamente benéfico para os dois, e ainda mais para as crianças. Quer saber por que cachorro e criança combinam tanto?

Alegria e diversão!

Os cães proporcionam, não apenas para as crianças, mas também para toda a família, momentos de alegria, diversão e muito amor! Além disso, existem estudos que comprovam o quanto um cão pode contribuir para o desenvolvimento intelectual de uma criança.

Isso acontece, por que a relação do cachorro com a criança estimula de forma incrível o raciocínio lógico, humano e social dos pequeninos.

Apoio à saúde das crianças

Quer prova maior que essa que cachorro e criança combinam?! Contra dados não há argumentos e, segundo a Associação Americana do Coração conviver com um cão reduz drasticamente os riscos de doenças e acidentes cardiovasculares.

A explicação fica por conta da estimulação de atividades físicas que o animal proporciona, através das brincadeiras e caminhadas diárias.

Já uma pesquisa realizada na Finlândia comprovou que conviver com esses lindos animais fortalece o sistema imunológico das crianças. Consequentemente essa relação reduz os riscos de asma, crises alérgicas e também doenças respiratórias infecciosas.

Acha pouco? Crianças e adultos diabéticos também são extremamente beneficiados com a convivência dos cães, isso porque os cães conseguem identificar o odor característico durante as alterações químicas ocasionadas pela queda de glicose.

Normalmente eles costumam latir perto da criança ou adulto como se fosse uma espécie de comunicado, incrível, não?!

Por fim, os cachorros podem ajudar adultos e crianças a viverem mais, isso porque os cães proporcionam um ambiente de muita festa e diversão, o que reduz as taxas de estresse, que por sua vez impactam diretamente na longevidade.

Desenvolvimento infantil

Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou uma grande melhora das crianças que passaram a conviver com cães no quer diz respeito aos hábitos de leitura, pelo menos 12% das crianças observadas elevaram seus índices de apreciação à leitura.

Outro fator observado foi o desempenho escolar, que ainda segundo o estudo a rotina de cuidados ao melhor amigo de passeio, alimentação, banhos e tudo mais, aumenta a concentração assim como o senso de responsabilidade da criança.

Como existe essa melhora na concentração, crianças com transtorno infantil do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) são muito beneficiadas. E o mais importante de todos os benefícios mencionados: ainda ajuda a melhorar a autoestima e convivência social.

Qual é o melhor cachorro para crianças?

Diante de todos esses argumentos, não há dúvidas de que cachorro e criança combinam, e além disso, essa é a melhor decisão que uma família pode tomar no que diz respeito a bem estar e saúde.

Com base nisso, separamos aqui as raças mais indicadas para conviver com crianças menores:

  • Buldogue Inglês;
  • Beagle;
  • Bull Terrier;
  • Collie;
  • Poodle;
  • Labrador Retriever;
  • Golden Retriever;
  • Pug;
  • Shih-tzu;
  • Braco Húngaro;
  • Setter Irlandês;
  • Terra Nova;
  • Cocker Spaniel.

Qualquer raça de cachorro pode ter uma convivência excelente com crianças, basta que ambos façam parte de um ambiente cheio de amor e muita diversão. As raças mencionadas são as mais simples de alcançarem um convívio rápido e prático.

Costumam gostar muito de crianças e de compartilhar momentos de muita bagunça e alegria.

Você conhecia todas essas curiosidades sobre o assunto? Porque apesar de muitas pessoas ficarem na dúvida eterna se cachorro e criança combinam, está mais do que provado que cachorro e criança combinam, e muito!