CUIDADOS

Cães e comida caseira, pode?

Quantas vezes você já se deparou com pessoas dando as “sobras’’ de comida para o cão”? Ou você mesmo já fez isso, seja para economizar com ração, ou porque acredita que a comida é mais saborosa para o cãozinho?

 

Mas essa prática não é nada saudável, e pode gerar problemas futuros para o seu animal.

 

Quando você dá a sua comida para o seu cãozinho ele pode não processar bem tanto a quantidade, quanto a qualidade da comida. Isso pode gerar diversos problemas digestivos, fazendo com que as fezes saiam bem moles.

 

Mas os problemas não param por aí. Seu cachorrinho pode apresentar queda de pelos e até carência de alguns sais minerais.

 

Devemos deixar claro que muitas vezes o problema não está na comida em si, mas no modo como ela é feita, por exemplo. O intestino dos cães se prejudica muito com quantidades altas de sal, alho e outros temperos. Tudo isso é bem utilizado em nossa alimentação, por isso a sua mistura que parece inofensiva e gostosa, pode trazer diversos prejuízos para o cão.

 

E as comidas industrializadas, então? Dessas o seu cão tem mesmo que ficar longe! Todos os produtos industrializados possuem diversos químicos e gorduras saturadas que fazem muito mal para o cão! Por isso mesmo, se ele te olhar com aquela carinha, pedindo o que você está comendo, não dê!

 

Muitas pessoas pensam que uma vez ou outra não tem problema, mas a verdade é que assim como nós os cães têm paladar, e se acostumam com o sabor (por exemplo, um chocolate também é saboroso para o cão).

 

Por isso toda vez que você “mimar’’ o seu cão com um petisco do que você está comendo ele vai entender que pode pedir mais, e a gente sabe como é duro resistir a carinha deles! Por outro lado se você for firme no “não’’ o seu cachorrinho vai ser condicionado a entender que aquilo não é pra ele, tudo é uma questão de treino de comportamento.

 

E agora você deve estar se perguntando qual a comida mais adequada para oferecer ao seu cãozinho, já que temperadas e industrializadas não servem.

 

Bom, é importante ressaltar que os cães podem ser comer comida! Mas sem tempero, e claro que estamos falando de comida natural! Que não passou por nenhum processo de industrialização. Até mesmo frutas os cães podem comer sem problemas.

 

Mas você tem tempo de preparar uma comida separada para o seu cão todos os dias? E quando optamos por dar comida caseira além dela ter que ser feita de forma especial, é precisar equilibrar nutrientes! E nós geralmente não sabemos fazer isso da maneira correta.

 

Por isso a opção mais nutritiva e saudável e escolher a ração! Ela vai oferecer tudo que o seu cão precisa, porque foi pensada em todo o funcionamento dele!

 

E se você gostou das nossas dicas de hoje continue em nosso site e confira muito mais.