CUIDADOS

Cão saudável: Saiba como checar a saúde do seu cachorro sem sair de casa

Teste 1. Doenças periodontais
Abrir a boca do cão e observar a coloração da mucosa. É importante ver se não há doenças periodontais, como tártaro e gengivite. Elas fazem tanto mal nos cães como na gente. Uma gengiva saudável deve estar rosa, como um chiclete. Caso ela esteja com uma cor estranha, como cinza, branca ou amarela, está na hora de levar seu cachorro ao veterinário.

 

Teste 2. Cuidado com as orelhas
Você vai procurar algum sinal de infecção no canal do ouvido. Um dos sintomas de inflamação é temperatura alta. Dá pra sentir o calor com as mãos. Outro sinal também é a cor da parte interna, que fica mais vermelha quando há algo de errado. Tem ainda uma terceira mudança que deve ser observada: a cera – para o cão, ela deve ser cor de mel. Se a secreção for escura ou esverdeada, é um sintoma de que o animal está com uma otite e precisa ser levado ao veterinário.

 

Teste 3. Obesidade
Apalpe as costelas do cão. Se você não conseguir senti-las, é porque seu cão está acima do peso. Mas, se as costelas estiverem aparentes demais, ele está abaixo do peso. Se ele ficar incomodado, latir, rosnar ou até tentar te morder, é sinal de algum problema na coluna.

 

Teste 4. A pele
Esfregue as mãos pelo corpo todo dele. Agora vamos segurar e puxar um pouco a pele. Se ela não voltar rapidamente, ele pode estar desidratado. Passe a mão no sentido contrário do pelo para checar se está limpo, bonito, brilhante e saudável. Se estiver com falhas, caindo ou com manchas avermelhadas debaixo do pelo, é sinal de problemas de pele.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: https://www20.opovo.com.br/app/colunas/eobicho/2016/04/09/noticiaseobicho,3600337/cao-saudavel.shtml