CUIDADOS

Como vão os dentes do seu gato?

Para nós seres humanos, o sorriso é o cartão de visitas. Para os pets, além da estética, a higiene bucal correta é a melhor forma de prevenir doenças: “Geralmente, o quadro tem início com uma gengivite e, eventualmente, os ossos são afetados levando à perda do dente em alguns casos. Estas bactérias podem, inclusive, causar problemas em outros órgãos como coração, rins e fígado. Estas doenças afetam principalmente os cachorros de pequeno porte e caracterizam-se pelo acúmulo de placa bacteriana por falta de escovação”.

 

Os cuidados com a higiene bucal dos pets devem começar bem cedo: “A primeira consulta com o profissional da área odontológica deve ser feita aos cinco meses de idade, logo após terminarem as vacinas antivirais. E quanto mais idoso o animal, maior deve ser o cuidado com os dentes.

 

Mas atenção! Se você nunca atentou para os dentes do seu animalzinho, não deve de uma vez começar a escovar seu pet. O animalzinho tem de ser condicionado, no caso de ele nunca passou por este processo. Os produtos de uso humano, como escovas e creme dental, também não podem ser usados o mercado dispõe de laboratórios específicos para a higiene bucal dos animais.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: https://www20.opovo.com.br/app/colunas/eobicho/2012/08/25/noticiaseobicho,2906088/sorriso-saudavel.shtml