NOTÍCIAS

Conheça o método de terapia que conta com a ajuda de pets

É verdade que os animais de estimação trazem muita alegria aos seus tutores, mas você sabia que alguns pets podem ajudar no tratamento de idosos ou crianças em locais como asilos, orfanatos ou hospitais? Vamos explicar como isso funciona.

A recuperação e cuidado de saúde com idosos e crianças acabam sendo mais complicados do que com adultos, porque em sua maioria, eles acabam ficando entediados com a falta de atividades desses locais.  Por isso é importante investir na Pet Terapia, um tratamento que auxilia na saúde emocional, física, social e no bem-estar do paciente.

No caso dos idosos, a terapia funciona como uma alternativa para diminuir a hipertensão, estresse e o nível de ansiedade, fatores esses que causam a piora do quadro clínico dos pacientes. Quando falamos de crianças, a terapia com pets é muito utilizada como um calmante ou antidepressivo, às vezes até elevando a autoestima e servido de estímulo para a interação social.

Os benefícios da utilização de animais como terapia já estão sendo observados e estudados há algum tempo. Em 1955, no Brasil, a psiquiatra Nise da Silveira foi uma das primeiras a analisar os benefícios do convívio entre animais e pacientes esquizofrênicos. Com o passar dos anos, esse método de terapia se tornou mais popular e tem se mostrado eficaz no tratamento de diversas outras doenças.