CUIDADOS

Cuidados com seu pet no verão

Céu azul e praias com maior fluxo de pessoas sinalizam que o verão está chegando. E nada melhor para curtir esta época do ano do que levar o pet para correr na areia e aproveitar a brisa do mar. Para que os bichinhos possam desfrutar do passeio da melhor forma, o tutor deve tomar cuidado com os mosquitos vetores do verme do coração, presentes em regiões litorâneas e áreas com muita mata.

 

A doença possui sintomas discretos e difíceis de serem diagnosticados na fase inicial. Alguns animais podem apresentar falta de apetite, apatia e tosse. Em fases mais avançadas, os vermes migram para artérias maiores e câmaras cardíacas, onde causam lesões nos vasos e os sintomas começam a se intensificar. Tosse persistente, dificuldade em respirar, língua azulada, intolerância ao exercício, falta de ar e desmaios são os principais deles. Caso a doença não seja tratada, o animal pode chegar ao óbito.

 

A melhor forma de prevenção é proteger cães e gatos usando produtos no pelo do animal para afastar o mosquito contaminado. ‘’A prevenção pode ser feita com o uso de vermífugos específicos, capazes de eliminar as microfilárias (formas larvais iniciais) do verme do coração e com repelentes que evitem a picada do mosquito”, explica Ricardo Cabral, veterinário da Virbac, empresa multinacional francesa dedicada exclusivamente à saúde animal.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: https://www.opovo.com.br/jornal/colunas/eobicho/2017/11/cuidados-no-verao.html