Pastor Maremano Abruzês

Um cão divertido e cheio de energia, ele adora estar em contato com a natureza e ao ar livre.

 

Classificação Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) Grupo 1 – Pastores e Boiadeiros, exceto os suíços

Informações Gerais

Leal, corajoso e inteligente. O Pastor Maremano Abruzês tem um instinto rústico e é acostumado à vida ao ar livre. O passado dos seus ancestrais pastores torna ele um cão sempre alerta e um guardião nato. Ele reconhece ameaças de longe e defende seu terreitório contra intrusos ou predadores, mas ele só ataca em situações extremas.

 

Já no convívio com a família ele se monstra um cachorro extremamente dócil e afetuoso, principalmente com crianças. Ele enxerga seus tutores como amigos e não como um mestre, isso porque os cães dessa raça foram criados com o intuito de serem independentes e tomarem iniciativas sozinhos.

Origem e história da Raça

País: Itália

O Pastor Maremano Abruzês é uma raça que surgiu da junção de outros dois cachorros muito parecidos que coexistiam na Itália: O Pastor Maremano e o Pastor Abruzês. Acredita-se que os cruzamentos entre essas duas raças aconteceram através dos encontros entre os cães durante as migrações sazonais dos rebanhos de ovelha, principalmente após 1860.

Temperamento

Um cão divertido e cheio de energia, ele adora estar em contato com a natureza e ao ar livre.

 

Classificação Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) Grupo 1 – Pastores e Boiadeiros, exceto os suíços

Curiosidades

▪ Ele adora ficar ao ar livre, inclusive pode até dormir fora de casa, pois seu pelo tem uma textura que o protege de temperaturas baixas.

Cuidados e Bem Estar

Esse cão precisa de bastante atividade física e ele gosta de ficar ao ar livre, até mesmo dormir no quintal, mas é importante ficar atento para que ele não se exponha demais a correntes de ar, chuva ou sol forte.

 

A pelagem precisa de escovação, pelo menos, três vezes por semana, especialmente em épocas de troca (primavera e outono). É recomendado dar banho uma vez ao mês, os dentes precisam de cuidados diários e as unhas devem ser aparadas duas vezes ao mês. Aproveite os momentos de higienização do cão para procurar por sinais de vermelhidão, infecção ou erupções cutâneas. Seu exame cuidadoso vai ajudar a prevenir ou tratar futuras doenças.

 

Predisposição a doenças: Displasia coxofemoral, acondroplasia e também luxação de rótula.

Aparência física

É um cão robusto, forte e com o dorso predominantemente reto. As orelhas são em forma de “V”, sem pontas circulares, e com disposição pendente. Os seus olhos podem ser na cor marrom escuro ou ocre e possuem uma extensão média.

Padrão de Pelagem

Seu pelo é branco, extenso e com uma textura áspera meio ondulada.

Cuidados com os filhotes

É importante começar a socialização e o treinamento assim que o filhote chegar na sua nova casa. Além de já ser capaz de aprender aos seus comandos, ele também precisa se acostumar com barulhos, lugares e pessoas estranhas. Para que no futuro não se torne muito arisco ou queira assumir o papel de líder da casa.

Valor de comercialização

R$ 1.500 a R$ 4.000

Perguntas Frequentes

O Pastor Maremano solta muito pelo? Solta bastante pelo, principalmente na primavera e outono, mas escovações frequentes vão ajudar a diminuir essa queda.

 

O Pastor Maremano é recomendado para crianças? É um cão muito amoroso e desenvolve uma relação especial com as crianças da sua família.

 

O Pastor Maremano late muito? Não late muito, apenas quando precisa alertar seus tutores.

 

O Pastor Maremano pode viver em apartamentos ou espaços pequenos? Não se adapta muito bem a apartamentos e precisa morar em um lugar com bastante espaço.

 

O Pastor Maremano pode ficar sozinho em casa? É um cão muito independente e consegue ficar um tempo sozinho se tiver como se entreter. Mas não é recomendado deixar nenhum pet desassistido por muito tempo.

Expectativa de Vida

MÍNIMA

10 anos

MÁXIMA

12 anos

Altura


MÍNIMA

65 cm

MÁXIMA

45 cm

Peso


MÍNIMO

35 kg

MÁXIMO

45 kg

Características

Adaptabilidade
Nível de Afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
Inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor