NOTÍCIAS

Musicopetaria para Pets? pode sim!

Descubra como utilizar a terapia da música em prol do bem-estar do seu pet!

 

Estudos comprovam que a musicoterapia é um tratamento eficaz na melhoria da autoestima, qualidade de vida e saúde dos humanos. Mas o que poucos sabem é que a terapia pode ser uma grande aliada ao bem-estar de pets.

 

‘’A musicoterapia é reconhecidamente um excelente tratamento para animais que sofrem de transtornos psicológicos, e hoje é utilizada criteriosamente para acalmar cães e gatos que passam por dificuldades emocionais’’, explica o especialista em comportamento animal.

 

A terapia trata-se de técnicas para deixar o animal mais relaxado, livre de estresses causados no dia a dia. Distúrbios físicos ou psicológicos também podem ser curados. A utilização de vibrações calmantes e seus diversos elementos (melodia, som, ritmo e harmonia) promovem mudanças sutis positivas nos pets – especialmente as mentais, sociais e de comportamento.

 

O preceito principal da atividade é deixar o animal tranquilo, em um ambiente onde ele se sinta confortável. Os sons de fundo durante as sessões são escolhidos a partir de uma série de estudos que mostram quais notas são mais confortáveis para os cães. ‘’ “Pesquisas científicas comprovam que a musicoterapia promove efeito analgésico, além de manter o equilíbrio do sistema cardiovascular e do metabolismo”, afirma.

 

A técnica tem efeito regulador sobre o sistema psicossomático dos pets. Se o animal estiver em processo de recuperação em relação a maus tratos, por exemplo, a musicoterapia é ótima opção. Vale lembrar que é indispensável a escolha de um profissional especializado no caso para diagnosticar o melhor tratamento para o animal.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: https://www20.opovo.com.br/app/colunas/eobicho/2016/10/29/noticiaseobicho,3666325/musicopetaria-para-pets-pode-sim.shtml