NOTÍCIAS

O bem que faz um animal de estimação

Além de bonitinhos, fofinhos e divertidos, os animais de estimação ajudam as crianças a desenvolverem o senso de responsabilidade e aumentar a auto-estima. Eles também são companheiros nas horas de brincadeira e podem ser fortes aliados no desenvolvimento físico dos pequenos.

Convivendo com animais, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, desenvolve a sensibilidade, a observação, a compreensão e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito.

O mais importante é ter convicção de que ela está pronta para ter um bichinho e que você está disposta a enfrentar gastos, mudança de rotinas e cuidados que um bichinho requer.

Mas antes de trazer o novo membro da família para casa lembre-se do período de adaptação de todas as partes. Nem tudo será perfeito na convivência, porém os pais devem usar justamente estes momentos para ensinar algo aos filhos.

Qualquer que seja o animal escolhido, ele nunca deve ser tratado como um brinquedo, aquele que serve apenas para algumas horas e em outros momentos fica de lado.

Algumas dicas para a escolha do bichinho de estimação da família:

– PEIXES: uma excelente forma de ensinar ao pequeno o valor da responsabilidade e o cuidado para com os seres vivos.

– TARTARUGAS: tanto as aquáticas como as terrestres são uma ótima alternativa são seres muito especiais e queridos para as crianças.

– CÃES: cuidar de um cão é uma excelente forma de ensinar às crianças conceitos importantes como a responsabilidade e a dedicação.

-HAMSTERS: apesar de passarem a maior parte do tempo em uma gaiola, não deixam de ser interativos e brincalhões!

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: https://www20.opovo.com.br/app/colunas/buchichinho/2016/12/10/noticiasbuchichinho,3673676/o-bem-que-faz-um-animal-de-estimacao.shtml