NOTÍCIAS

O envelhecimento pode causar perda de apetite

Animais idosos perdem parte da função olfativa e também o apetite. É importante estar atento!

 

A zootecnista especialista em nutrição para cães e gatos, explica que é normal que cães idosos passem a repulsar a comida. A resposta está no envelhecimento, que pode ser definido como um processo fisiológico onde há uma redução no metabolismo e causa uma diminuição na viabilidade do indivíduo, aumentando a vulnerabilidade às doenças. Do ponto de vista nutricional, o envelhecimento altera as condições sensoriais, digestivas, metabólicas e a composição corporal do animal.

 

“Quando o animal só come este tipo de alimentação (carboidrato+proteína) ao longo do tempo irá faltar nutrientes essenciais para o seu corpo funcionar normalmente. Além de faltar alguns nutrientes, pode ocorrer um excesso deles, como por exemplo, o fósforo da gema do ovo e o excesso pode causar uma insuficiência renal. Assim como a falta, o excesso de nutrientes também prejudica a saúde. Um cão precisa de uma dieta balanceada com proteínas, carboidratos, vegetais e vísceras. Tudo adequado para o seu porte, idade, peso, estilo de vida e doenças crônicas, como a do pinscher que é cardiopata. Neste caso, recomendo que procure orientação com um zootecnista ou medico veterinário nutrólogo para elaborar uma dieta em função da cardiopatia para prolongar o tempo de vida do seu animal”.

 

A função olfativa é o primeiro sentido a declinar com a idade, devido à atrofia da mucosa nasal e à degeneração do tecido nervoso. A sensibilidade gustativa também diminui, o que pode interferir no consumo alimentar. Por isso, alguns animais idosos parecem não gostar mais da comida que costumavam adorar.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: https://www20.opovo.com.br/app/colunas/eobicho/2016/01/02/noticiaseobicho,3555477/o-envelhecimento-pode-causar-perda-de-apetite.shtml