NOTÍCIAS

Os cães têm medo?

Vários fatores podem contribuir para que o cão seja mais suscetível aos problemas comportamentais e emocionais. Um deles é saber em qual ambiente os pais dele foram criados. Por exemplo, se a cadela foi maltratada durante a gravidez, seus filhotes serão mais suscetíveis a terem problemas durante seu desenvolvimento.

 

De acordo com um veterinário , alguns fatores podem denunciar se o cão tem ou pode vir a ter problemas emocionais, como depressão, excesso de medo, dificuldade em se socializar em ambientes externos, ingestão de fezes, lambedura, micção involuntária, destruição de objetos, latido excessivo e agressividade. “É da natureza do cão viver em matilha, em bando. Então, se o animal apresenta algum tipo de problema desta natureza, os donos precisam ajudá-lo a adotar uma nova rotina, como atividades físicas e programas de socialização com outros cães. Para que o cão se sinta à vontade, ele precisa se familiarizar e estabelecer relações positivas com novos ambientes, se adaptando a tudo que está ao seu redor. Nesse caso, os tutores desempenham um papel fundamental de não pressionar ou obrigar o cão a algo que naquele momento ele ainda não está preparado. Esse é um tipo de atitude que pode aflorar no animal sensações negativas”.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: https://www20.opovo.com.br/app/colunas/eobicho/2016/01/09/noticiaseobicho,3558421/os-caes-tem-medo.shtml