CUIDADOS

Relacionamento entre cães e crianças

Crianças e cães uma dupla e tanto! Quem nunca se encheu de fofura vendo uma foto desses dois juntos? Ou que nunca morreu de rir com cenas e vídeos circulando na internet?

 

A verdade é que o crescimento de uma criança juntamente com um fiel companheiro tem uma série de aspectos divertidos e emocionantes. E claro, bagunceiros também! Por isso muitas pessoas decidem por não ter animais em casa, cuidar dos dois exige muita responsabilidade.

 

Mas quem está disposto a ter cachorros e crianças juntos percebe no dia a dia a linda relação construída. E se colocarmos em uma balança as vantagens são bem maiores, tanto para a criança quanto para o cãozinho. Saiba alguns aspectos dessa relação de amizade.

 

Sistema imunológico

Algumas pesquisas já comprovaram, que crianças que convivem diariamente com cães tem maior chance de crescer de forma saudável.

 

O motivo é que o sistema imunológico dessa criança é fortalecido, devido ao contato do animal trazer muitas coisas “de fora” da casa e, dessa forma, o sistema imunológico vai se desenvolvendo e se defendendo. Dessa forma quando chegam alguma tosse ou uma infecção, por exemplo, o sistema imunológico da criança está bem mais apto a combater.

 

Alergias

Ainda na área médica outra comprovação feita por pesquisas é que crianças que convivem diariamente com cachorros tem uma tendência menor de apresentar alergias.

 

E não para por aí, o sistema imunológico fica tão fortalecido que além das alergias a criança consegue combater melhor asma, bronquite, e dermatite crônica;

 

Psicológico

Tirando o efeito físico, que é bem importante. Há os fatores psicológicos de se ter um cãozinho, a criança se sente muito menos sozinha, o que afasta qualquer sintoma de tristeza e solidão que podem causar uma depressão infantil.

 

Além disso, em momentos difíceis, como perda de um ente querido ou separação dos pais, a criança consegue digerir melhor, psicologicamente falando, quando tem consigo um fiel companheiro.

 

As crianças que convivem com cães também levam uma marca maior de afeição e solidariedade para suas vidas. Além disso a criança vai ter menos sintomas de estresse e ansiedade, o cachorro tem um papel fundamental, e até terapêutico para que as crianças fiquem menos angustiadas, inseguras e com medo.

 

E para finalizar, crianças que possuem cães conseguem ter uma melhora em sua autoestima. Ufa! Quantos benefícios psicológicos ter um cão pode trazer.

 

Convivência

Outro aspecto da convivência entre cães e crianças é o fato que de a companhia de um pet prepara melhor a criança para conviver com outras pessoas.

 

Isso significa que uma criança que se relaciona com um cachorro, vai se adaptar melhor ao ambiente escolar, a vinda de um novo irmãozinho. Diminuindo a sensação de egoísmo que as crianças tendem a ter em situações como essas.

 

Exercícios

Outra parte bem interessante dentro dessa relação é que crianças com cachorros tendem uma chance quase nula de serem sedentárias. O motivo disso é fácil, não é? O cãozinho incentiva a criança a brincar, correr, e ter uma rotina muito mais ativa.

 

Proteção

Na relação entre crianças e cães há um senso de proteção gigantesco da parte do pet. Pode ter certeza que o cachorro vai ser um protetor da criança dentro e fora da casa.

 

Responsabilidade

Crianças que tem uma relação com os cães desde cedo aprendem algumas noções de responsabilidade, já que a criança percebe que tem alguém dependente de atenção, carinho, e comida e também cria um senso maior de respeito ao próximo.

 

E se você gostou das nossas dicas de hoje continue em nosso site e confira muito mais.