NOTÍCIAS

Roedores são alternativa para quem busca um animal de estimação

Os roedores são companhias ideais para quem busca animal de estimação e não tem muito tempo e espaço disponíveis. Hamster e porquinhos da Índia são algumas opções.

 

Eles não são animais que requerem muito tempo de atenção ou cuidados especiais. Os roedores, na sua independência, precisam basicamente de uma alimentação adequada, um viveiro espaçoso e asseado e, no período disponível dos donos, muito amor.

 

O professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Fortaleza (Unifor), acredita que a procura por roedores de estimação tem aumentado em Fortaleza. Ele pensa que a demanda tem relação com os espaços das habitações — cada vez menores — e o pouco tempo disponível das pessoas para a criação. “Acredito que por conta do acréscimo do acesso à internet tem havido uma abertura para outros animais de estimação, que não sejam cachorro e gato”, define o veterinário, que é lotado no Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Unifor.

 

Segundo o veterinário, é importante ter um adulto como tutor ao presentear uma criança com qualquer animal — inclusive um roedor. “Não tem contraindicação de faixa etária, mas é preciso acompanhar de perto. É fundamental que se ensine a criança a ter cuidado com o bichinho, até para o desenvolvimento dela”, diz.

 

A forma como os animais são tratados implica diretamente em quão dóceis eles serão. Algumas espécies, como o hamster, não costumam ser tão afáveis. Já o gérbil (ou esquilo da Mongólia) é um verdadeiro companheiro e considerado de fácil criação, de acordo com Ribeiro. “A fêmea do hamster pode matar uma ninhada caso seja submetida ao estresse”, diz o veterinário. Alguns dos sinais de estresse no animal são: dormir mais do que o normal, comer menos, perder pelos, roer as grades com mais força, ficar se escondendo e se recusar a sair da toca, além de demonstrar não querer ser segurado ou acariciado.

 

Na hora de comprar um animal, é fundamental que se procure um pet shop que ofereça um atestado de saúde do bicho.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fonte: https://www.opovo.com.br/jornal/etc/2018/02/rpedor-de-estimacao.html